blogolfe

Posts de golfista para golfista

Archive for September 4th, 2013

Sep
04

Golfe com perspectiva

Posted by Redação Blogolfe

Caddies V Torneio XV

“Vim pensando apenas em jogar golfe, mas, para minha surpresa, o golfe ficou em segundo plano. As palestras e as discussões abriram novos caminhos para minha vida. Volto transformado para casa.” Com essas palavras, proferidas no almoço de encerramento no restaurante do Club Med, o caddie Alexandre Alves, do Búzios Golf Club, resumiu o efeito que teve sobre ele a quinta edição do torneio anual que reúne caddies de várias partes do Brasil no Terravista Golf Course, em Trancoso, no litoral baiano.

A novidade nessa quinta edição do torneio foi o I Encontro Nacional de Caddies, que ofereceu palestras sobre temas tão diversos como mobilidade social, excelência na prestação de serviços e comportamento em campo. “Sempre tivemos a preocupação de ajudar os caddies em seu crescimento profissional, recebendo-os com todo o respeito que merecem. Com a criação do Encontro Nacional de Caddies, oferecemos palestras e encontros voltados não para a técnica de golfe, mas para a formação profissional, pessoal e ética”, resumiu o empresário Michael Rumpf Gail, sócio fundador do empreendimento e do campo Terravista, e também criador do Instituto Irene Gail, cuja proposta é, justamente, a de contribuir para o desenvolvimento humano, social e profissional de crianças, jovens e adultos por meio do esporte, da educação e da cultura.

Foram momentos especiais para os 64 caddies presentes, que vieram representando 18 clubes das mais diversas regiões do Brasil. Eles tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos de pessoas como o próprio Michael Rumpf Gail; de Janyck Daudet, presidente do Club Med na América Latina; de Durval Pedroso, vice-presidente técnico da Federação Paulista de Golfe; e do experiente profissional Anísio Teixeira, instrutor de golfe do Terravista.

Caddies 1 Encontro 2

 

Os caddies também tiveram palestras em dois dias de intensos debates, a exemplo das ministradas pelos jornalistas e escritores de golfe Guillermo Piernes e Marco Frenette; e pelo estudioso português Manuel Fernandes. “Ficamos muito felizes com o grau de envolvimento e participação dos caddies. Atentos e participativos, eles demonstraram não só interesse pelas palestras e encontros, mas também expuseram seus pontos de vista e se mostraram abertos a novas ideias e formas de pensar e se comportar que podem ajudá-los tanto na área pessoal quanto profissional”, disse Glauco Doebelli, diretor do Terravista Golf Course e principal responsável pela organização do evento.

Em campo, os caddies também demonstraram competência ao enfrentar os ventos e o traçado desafiador projetado por Dan Blankenship. O vencedor foi Rafael Lopes, do Itanhangá Golf Club, que jogou 76 gross, contra 77 de Adilson Silva, caddie do Petrópolis Golf Club, e 78 de Walter Souza, do Clube de Golfe de Brasília.

Os caddies foram premiados da primeira até a nona colocação, levando para casa iPhones, notebooks, iPods, relógios, máquinas fotográficas e tablets da Samsung.  Todos os participantes tiveram uma estrutura completa, incluindo alimentação, transporte e hospedagem.

 

Realização e apoio

A realização do V Torneio de Golfe de  Caddies Instituto Irene Gail – I Encontro Nacional de Caddies foi do próprio Instituto Irene Gail, com apoio do Terravista Golf Course, do Club Med, da Embrase, da Associação de Caddies da Costa do Descobrimento, e das pessoas físicas Galen Briggs, José Helio Rodrigues, Jeron Muller e Luiz Augusto Barbosa.

 

Campos participantes

O Torneio e Encontro de Caddies vêm num crescendo numérico e de qualidade. No ano passado foram 40 caddies representando dez campos de vários estados; já nessa edição de 2013 o número subiu para 64 caddies representando dezoito campos: Alphaville Graciosa; Arujá: Búzios; Champs Privés: Brasília; Campinas: Gávea; Itanhangá; Goiânia; Ipê; Japeri; Londrina; Petrópolis: Quinta do Golf: São Fernando: São Paulo Golf Club; Terras de São José e Terravista.

(fonte: Divulgação)

Caddies V Torneio

Tags:
Sep
04

Ademir Mazon vence Embrase Golfe & Charuto

Posted by Henrique Fruet

 

Grupo de golfistas brasileiros se prepara para a disputa no Varadero Golf Club

O golfista Ademir Mazon, do Clube de Golfe de Campinas, conquistou na última semana o título de campeão da principal categoria do I Torneio Embrase Golfe & Charuto, disputado no Varadero Golf Club, em Cuba. O evento foi mais uma realização da Landscape Golf, agência especializada na formatação de torneios de golfe temáticos ao redor do mundo. O patrocínio foi da Embrase Segurança e Serviços, uma das maiores apoiadoras do golfe brasileiro.

 

Mazon somou 41 pontos stableford para vencer a categoria de handicap 0 a 15, contra 36 de Kenji Amano, do Bastos Golf Clube, e 32 de Ruy Almeida, do Arujá Golf Club. Hissao Horii, convidado especial da Embrase e sócio do Paradise Golf Resort, venceu a categoria de 16 a 25, com 46 pontos stableford, seguido por José Carlos Fogaça, da Associação Esportiva São José, e 43 de Hamilton Brandão, do Itapeva Golf Clube. Adiel Avelar foi o campeão da categoria iniciante, com 30 pontos.

 

Entre as damas, a campeã foi Tânia Fogaça, de São José, com 44, seguida por Sueli Horii, do Paradise, com 43, e Dalila Macedo Costa, do Terras de São José Golfe Clube, com 36.

Bernard Meyer (diretor do hotel), Sueli Horii e Antonio Padula (Landscape Golf)

Além dos prêmios, Mazon (hcp 5,5 a 10,4), Almeida (10,5 a 15,4) e Horii (15,5 a 20,4) também se classificaram para a final nacional do WGC Embrase, torneio que classificará os brasileiros que representarão o país na final mundial do World Golfers Championship, na África do Sul – Luiz Olavo Macedo Costa, do Terras de São José Golfe Clube, não ganhou troféus no torneio, mas também se classificou para o WGC Embrase na categoria 20,5 a 25,4.

 

Antonio Castro, filho de Fidel Castro, cancelou sua participação no torneio de última hora, devido a uma viagem à Itália.

 

O Varadero Golf Club é o primeiro campo de 18 buracos da ilha. Desenhado pelo arquiteto canadense Les Furber e inaugurado em 1998, o campo já sediou etapas do Challenge Tour, o circuito de acesso ao European Tour, e tem nível internacional.  A sede do Varadero Golf Club está instalada na Xanadu Mansion, construída em 1927 pelo milionário americano de origem francesa Irenée Dupont, dono do Grupo Dupont na época.

Varadero Golf Club

Além de disputar o torneio no único campo de 18 buracos da ilha, os participantes do evento visitaram fábricas e lojas de charutos, fizeram um paesseio por Habana Vieja, almoçaram no restaurante La Bodeguita Del Médio e participaram de um jantar e show no tradicional Tropicana, para onde foram levados por carros antigos, além de aproveitar as instalações do Meliá Las Américas, onde se hospedaram em Varadero. Todos também aproveitaram muito a praia e o mar de Cuba, numa programação que integrou muito bem a parte esportiva com o lazer, compras e descanso.

 

Fruto da parceria entre os sócios Paulo Pimentel, Antonio Padula e Ana Carina Homa, a Landscape Golf nasceu para criar torneios de golfe nos melhores destinos nacionais e internacionais. Seu primeiro grande evento temático, o Torneio Golfe e Vinho 2013, em Mendoza, na Argentina, realizado no início do ano, foi um sucesso ao misturar o esporte com visitas a vinícolas e adegas, além de degustação de vinhos. Para 2013, a Landscape Golf ainda está programando o Golfe & Cassino em Punta Del Este (setembro) e Golfe & Compras em Miami (novembro).

Varadero Golf Club Varadero Golf Club DSC00600

Tags: